ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 1 - Revista Central Gospel

do CLUBE DA TEOLOGIA 

AULA EM___DE______DE 2013 - LIÇÃO 1
(Revista: Central Gospel)

Tema:  INTRODUÇÃO AO PENTATEUCO
  
Texto Áureo:  Malaquias 4.4
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição falaremos da Lei de Moisés e de sua importância para a humanidade.
- “variados gêneros”, você pode citar como exemplo de gênero: poesia: Salmos, Provérbios; históricos: 1º e 2º Samuel, Crônicas e outros.
- “síntese de conteúdo”, um resumo do conteúdo.
__________________________________________
1. PENTATEUCO, A LEI DE DEUS
- O Pentateuco é um dos registros escritos mais antigos do mundo ficando atrás somente do livro de Jó e do código de Hamurabi.

2. AUTORIA MOSAICA
- ises, preservado, tirado”, dessa forma o nome Moisés significa: “tirado das águas”, foi colocado pela filha de faraó, por tê-lo tirado das águas do rio Nilo.
- “tornar-se um estadista”, dessa forma entende-se porque Moisés foi capaz de escrever o Pentateuco, pois ele tinha estudo adquirido no palácio de Faraó.

3. OS CINCO PRIMEIROS LIVROS
- “Septuaginta”, foi a tradução feita do hebraico para o grego, a qual reuniu os livros do Velho Testamento num cânon sagrado assim como ele é hoje.

3.1. História das origens e movimento patriarcal
- “era patriarcal”, período dos patriarcas, o patriarca é o ancião de maior idade de uma família.
- É interessante como o livro de Gênesis conta histórias de fatos ocorridos muito antes de Moisés nascer, se você conhecer essa teologia e puder explicar o motivo disso, apresente essa situação para a classe, porém se você não souber, é bom procurar saber, vai que algum aluno pergunte...

3.2. Escravidão e Êxodo
- Em Êxodo contém também a instituição da Páscoa, a construção do tabernáculo e da Arca do Conserto.

3.3. Códigos de santidade
- “lei dos sacerdotes”, é provável que esse nome não tenha relação nenhuma com a palavra lei, mas foi adotado devido a instituição do sacerdócio levítico.
- No livro de Levítico é estabelecido que o serviço no tabernáculo estaria a cargo dos levitas inclusive o de ministrar o louvor, dessa forma até hoje se costuma chamar de levita aquele que canta, mas na verdade todos somos levitas de Deus.
- “O coração da mensagem”, além da santidade, o livro também ensina a dar a devida importância as ordenanças de Deus, com a instituição dos rituais de sacrifício e das festas, o Senhor estava mostrando o quanto aquilo era importante.

3.4. Peregrinação para a Terra prometida
- “Números”, esse nome surgiu devido aos dois sensos realizados nesse livro, onde Deus mandou levantar o número dos filhos de Israel.
- “quarenta anos”, a viagem de monte Sinai até a terra prometida, cortando o deserto durava aproximadamente quarenta dias a pé, mas devido aos fatos ocorridos em Nm 13 o Senhor os ensinou viverem debaixo de sua dependência sem murmurar por quarenta anos.

3.5. Reafirmação da Lei de Moisés
- O livro de Deuteronômio foi escrito faltando mais ou menos um ano para a entrada do povo na Terra Prometida.
- Nesse livro também é exposto pelo Senhor o princípio da “benção e da maldição” Dt 11.26vv   
- Nesse livro é relatado a morte de Moisés no capítulo 34, provavelmente esse capítulo foi escrito por Josué.
________________________________________
4. CANONICIDADE E VALOR DO PENTATEUCO
- “cânon”, é a relação de livros sagrados, reconhecidos como inspirados por Deus.
- “estabelecida como escrituras”, depois de Esdras os escritos dos profetas, também passaram a ter grande importância, porém a Lei de Moisés sempre foi tida como a de maior importância em Israel.
- “abordagem...da queda e da redenção”, a Lei é a providência de Deus para preparar a humanidade para o estabelecimento da Graça. Funciona assim: primeiro a Lei condena e estabelece o salário do pecado e o seu resgate, depois vem Jesus Cristo com a proposta de salvação para o homem condenado e pagando a dívida do pecado em nosso lugar, trazendo assim a Graça.
- “inspirou civilizações”, as leis das culturas nas diversas épocas da humanidade, são inspiradas na Lei de Moisés.
_________________________________________
CONCLUSÃO
- “moldes do concerto divino”, é o concerto baseado no sacrifício, para a remissão de pecados pelo derramamento de sangue.
- “Em Deuteronômio...fiel para cumprir Suas promessas”, isso porque em Deuteronômio ficou tudo preparado para Josué entrar na Terra Prometida com o povo de Deus.

Boa aula!

Marcos André - professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário